
Foi apresentado pelo vereador Lucas Sá (PDT), um projeto que dá maior transparência no recebimento de vacinas contra o COVID-19 na vacinação dos munícipes, o projeto assinados por todos os vereadores pretende instituir em Pinheiros um sistema de transparência para rastrear as doses de vacina contra a Covid-19 que chegam à cidade e identificar a população vacinada.
De acordo com o projeto, o Plano Municipal de Vacinação deverá ter o sistema de rastreamento das doses recebidas para atendimento à população, dando transparência ao processo de vacinação, além de serem divulgadas, em plataforma centralizada e de acesso público, as informações referentes ao recebimento e distribuição das doses recebidas e encaminhadas aos postos de vacinação de forma discriminada
Ainda de acordo o projeto, deverão constar na plataforma em relação a cada lote de doses recebidas:
Identificação do lote e quantidade de doses, encaminhadas, identificação do laboratório fabricante, destinação das doses por Unidade de Saúde, ou posto de vacinação, doses aplicadas por cada Unidade de Saúde
ou posto de vacinação, também deverá conter a identificação da população imunizada através de cadastramento em todos os locais de vacinação, onde deverá constar a identificação do vacinado, com nome completo, grupo de vacinação a que pertence por grau de prioridade e data da vacinação.
Os dados de identificação dos imunizados deverão constar de caderneta de vacinação com cópia ou compilação de dados, que deverá ser arquivada em meio eletrônico, e terá seus dados disponibilizados na mesma plataforma, utilizando-se de sistema aberto que permita o acesso livre de forma a verificar e cruzar as informações disponibilizadas.
Os dados deverão ser atualizados sempre que sejam recebidos novos lotes de vacinas e atualizados durante o
processo de vacinação com a utilização desses lotes.
O vereador Pablo Renan (PL) fez uma emenda aditiva, colocando a secretaria de saúde responsável pela distribuição de senhas e controle de filas, para que não haja aglomeração ou filas maiores que a quantidade de doses disponíveis.
A vereadora Janete Akisaski fez uma emenda na justificava do projeto quanto a divulgação das vacinações e sobre tudo valorizando os profissionais de saúde, tendo essa ferramenta como forma de visibilidade das ações.
Os vereadores Anderson Enfermeiro(Cidadania) e Wallas Fazolo(PTB) não participaram da sessão, mais tiveram suas faltas justificadas aos demais vereadores.
O projeto foi colocado em regime de urgência e aprovado por todos nesta segunda – feira, 24 de Maio de 2021, agora segue para sanção do Prefeito Municipal Arnóbio Pinheiro.