quarta-feira, 14 maio, 2025
  • Home
  • Sobre Nós
  • Fale Conosco
Enfoque Notícias
  • Home
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Esporte
  • Mundo
  • Justiça
  • Política
  • Saúde
  • Vídeos
No Result
View All Result
  • Home
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Esporte
  • Mundo
  • Justiça
  • Política
  • Saúde
  • Vídeos
No Result
View All Result
Enfoque Notícias
No Result
View All Result

Home Cidades

Vacina e Confia ES: Governo lança nova plataforma voltada à imunização contra a Covid-19

Da Redação

julho 9, 2021
em Cidades, Destaques, Saúde
CompartilharTwittarCompartilhar
Grupo Whatsapp
Foto: Hélio Filho/Secom

Inovação e tecnologia voltadas às melhorias do Sistema Único de Saúde capixaba. É com esse objetivo que o Governo do Estado lançou, nesta quinta-feira (08), o Vacina e Confia Espírito Santo, plataforma digital destinada aos processos de imunização e ao agendamento de vacinas contra o novo Coronavírus (Covid-19). Em solenidade no Palácio Anchieta, em Vitória, o governador Renato Casagrande apresentou à sociedade essa nova plataforma.

A plataforma Vacina e Confia ES integra sistemas de informação do SUS voltados à imunização e à gestão das vacinas contra a Covid-19, instituído pela Resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) de nº 115, de 08 de julho de 2021. Os gestores municipais e estaduais terão acesso aos processos que vão desde o agendamento (facultativo), passando pelo controle de registro da dose recebida, estoque, distribuição e aplicação dos imunizantes incorporados ao Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 do Ministério da Saúde.

“Estamos dando mais um passo para dar transparência total na gestão da pandemia e na publicação dos dados. Fizemos isso com a aplicação dos recursos no site Coronavírus e também com os dados da pandemia no Painel Covid-19, que são referência nacional na qualidade de dados. O ‘Vacina e Confia’ é mais um instrumento que vai permitir esse acompanhamento. A parceria com os municípios é muito importante. O que queremos é vacinar! Não queremos que nenhuma vacina durma na geladeira, caso ela já possa estar no braço de alguém. Isso demonstra de forma clara a nossa preocupação com a vida”, afirmou o governador Casagrande.

GAAP

O projeto é desenvolvido em parceria da Secretaria da Saúde (Sesa), por meio da Subsecretaria de Vigilância em Saúde e a Gerência de Tecnologia da Informação, junto ao Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) e ao Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

ADVERTISEMENT

A plataforma poderá ser acessada no link: www.vacinaeconfia.es.gov.br.

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, ressaltou que a plataforma permitirá maior transparência aos dados de vacinação no Espírito Santo, na qual o cidadão poderá acompanhar o real desempenho dos municípios, realizar seu agendamento, entre outros benefícios.

“Essa plataforma foi utilizada no Projeto Viana Vacinada, sendo aperfeiçoada para utilização dos 78 municípios capixabas a partir da próxima terça-feira (13). Além disso, todos que estiverem com a segunda dose atrasada, receberão um SMS toda segunda-feira à tarde, informando o atraso e a necessidade de completar o esquema vacinal. Temos como objetivo apresentar o real desempenho à população”, disse.

Em sua fala, a secretária de Saúde de Vila Velha, Cátia Lisboa, que também preside o Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo (Cosems/ES), agradeceu pela iniciativa do Estado. “Parabenizo ao Governo do Estado pela condução da campanha de vacinação no Estado. É uma honra trabalhar com vocês”, destacou.

O representante do LAIS, Fernando Lucas, enfatizou a importância da parceria com o Governo do Espírito Santo e explicou como o sistema irá beneficiar a gestão do município e o cidadão capixaba. Ele também destacou que essa tecnologia ficará como mais um legado para população oriundo do enfrentamento à pandemia.

“Estamos felizes em poder compartilhar com vocês uma plataforma de tanto sucesso no Rio Grande do Norte. O grande diferencial dessa ferramenta é o fortalecimento da transparência. Ajustamos ela de acordo com as necessidades do Espírito Santo. O cidadão terá acesso aos seus agendamentos e comprovação de vacinação. Esse sistema não será utilizado apenas para o enfrentamento da pandemia da Covid-19, mas também para outras campanhas de vacinação”, pontuou.

Também estiveram presentes o subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin; o diretor do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação (ICEPi), Fabiano Ribeiro; a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, Danielle Grillo; e o secretário municipal de Saúde de São Mateus, Henrique Follador.

Plataforma de agendamento de vacinas contra a Covid-19

Uma das novidades disponíveis na plataforma Vacina e Confia ES é o portal de agendamento destinado à Campanha de Vacinação contra a Covid-19. O objetivo é proporcionar aos municípios que não têm o sistema de agendamento on-line uma ferramenta simplificada e de fácil acesso para a operacionalização da Campanha. O sistema ficará disponível para a adesão a qualquer tempo.

A população em geral também poderá acessar o portal. Ao clicar na opção “Cidadão”, poderá realizar o cadastro com dados pessoais, escolha do público da campanha de vacinação, e em seguida a busca pelo local de vacinação mais próximo de sua residência, tanto para primeira quanto para segunda dose.

Dentro da plataforma, os municípios terão autonomia para definir quaisquer estratégias, assim como a opção de abrir agendamento apenas para seus munícipes ou população geral.

O sistema impede a escolha do imunizante para a primeira dose – o fabricante só é disponível para as segundas doses. Além disso, não há possibilidade de escolha de doses de fabricantes diferentes e uma terceira dose.

Dados completos e comunicação com cidadão

Com processo simplificado e intuitivo para o cadastro do cidadão na plataforma de agendamento, é importante que o cidadão faça o preenchimento completo com dados no momento do cadastro.

Destaca-se a disponibilidade do endereço de e-mail e de um número de telefone móvel, uma vez que será por meio dessas informações que a comunicação com cidadão será feita.

Avisos para segunda dose, avisos de dose em atraso, entre outras informações, serão encaminhadas com objetivo de fortalecer o processo de transparência. Além disso, ressalta-se também a complementação dos dados auxiliando de forma mais rápida o dia do agendamento, durante a ida ao serviço de saúde, já estando disponível ao vacinador os dados previamente preenchidos.

Sistema de Informação

Vacina e Confia é, para além de um Portal de agendamento, o novo Sistema de Informação Estadual voltada à imunização e à gestão das vacinas contra a Covid-19 no Espírito Santo. No âmbito estadual, o sistema será a fonte de dados oficial de todo processo de imunização que envolve a Campanha de Vacinação contra a Covid-19, proporcionando a ampliação da governança, com informações disponíveis em tempo real à gestão de saúde.

A plataforma integra, além do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização, os sistemas do Cartão Nacional de Saúde, o Cadastro Nacional de Saúde, a Rede Nacional de Dados em Saúde e o Sistema de Insumos Estratégicos em Saúde, realizando o envio das informações diariamente ao Ministério da Saúde. Assim, o Espírito Santo garantirá a comunicação de todos os sistemas voltados ao caminho da vacina desde a sua chegada à Vigilância Estadual até a Atenção Primária em Saúde, com as doses disponíveis nas salas de vacinação.

Capacitação com os municípios

Para a aplicação do sistema foi realizada a capacitação com multiplicadores dos 78 municípios do Espírito Santo, com acesso ao ambiente de treinamento e suporte on-line. O curso foi realizado na metodologia da Educação a Distância (EaD), com material didático e vídeos tutoriais, e está disponível no link: http://ead.saude.es.gov.br.

Clique aqui e confira o arquivo de apresentação do Vacina e Confia

Tags: #vacinacao #covid-19 # sesa es # gov es #imunizacao #inovação #tecnologia

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Recentes

Bandes realiza Rodada de Crédito com financiamentos de até R$ 300 mil para micro e pequenas empresas

Bandes realiza Rodada de Crédito com financiamentos de até R$ 300 mil para micro e pequenas empresas

Geovanna Santos representa o Espírito Santo em torneio internacional de ginástica rítmica na Polônia

Geovanna Santos representa o Espírito Santo em torneio internacional de ginástica rítmica na Polônia

Vigilância Sanitária intensifica fiscalização e pode fechar estabelecimentos irregulares

Vigilância Sanitária intensifica fiscalização e pode fechar estabelecimentos irregulares

Prefeitura de Pinheiros celebra Dia da Enfermagem com palestra sobre humanidade na era da inteligência artificial

Prefeitura de Pinheiros celebra Dia da Enfermagem com palestra sobre humanidade na era da inteligência artificial

CATEGORIAS

  • Brasil
  • Cidades
  • Destaques
  • Economia
  • Educação
  • Esporte
  • Justiça
  • Mundo
  • Polícia
  • Política
  • Saúde
  • Sem Categoria

REDES SOCIAIS

  • Home
  • Sobre Nós
  • Fale Conosco

© 2019 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas

No Result
View All Result

© 2019 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas