O deputado Dr. Bruno Resende, presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, participou de uma reunião nesta quarta-feira (21) em Linhares, para definir a implantação de uma unidade de AVC – Acidente Vascular Cerebral no Hospital Rio Doce. A unidade deverá atender toda a Região Norte do Estado.
“O AVC é uma das doenças que mais mata no Brasil e no mundo. No Norte do Espírito Santo, porém, ainda não temos uma unidade para tratar essa doença. Essa iniciativa é fundamental para reduzir a mortalidade e as sequelas associadas a essa condição”, disse Dr. Bruno.
Participaram do encontro o Dr. Angelo Guarçoni, coordenador do Serviço de Neurocirurgia do Hospital Rio Doce, e as equipes técnicas do Hospital e da Secretaria Estadual de Saúde.
A implantação da unidade está na reta final, embora sem data definida ainda.
O deputado explica que o AVC, também chamado de derrame, é uma condição médica que ocorre quando o fluxo de sangue para o cérebro é interrompido ou significativamente reduzido, causando danos aos tecidos cerebrais.
No Brasil, em 2024, foram registrados 84.878 óbitos por AVC, o que equivale a uma morte a cada sete minutos, segundo dados do Portal da Transparência dos Cartórios de Registro Civil, publicados pelo portal UOL no dia 8 de maio.
Globalmente, o número de casos de AVC aumentou 70% entre 1990 e 2021, totalizando 11,9 milhões de novos casos em 2021.
“É fundamental que a gente avance com essa unidade no Hospital Rio Doce, para termos redução do tempo de atendimento, com a regionalização do atendimento, reduzindo sequelas e mortalidade. Estamos trabalhando firme para isso em conjunto com a Secretaria de Estado da Saúde”, disse Dr. Bruno Resende.