sexta-feira, 1 julho, 2022
  • Home
  • Sobre Nós
  • Fale Conosco
Enfoque Notícias

  • Home
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Esporte
  • Mundo
  • Justiça
  • Política
  • Saúde
  • Vídeos
No Result
View All Result
  • Home
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Esporte
  • Mundo
  • Justiça
  • Política
  • Saúde
  • Vídeos
No Result
View All Result
Enfoque Notícias
No Result
View All Result

Eleições Municipais: Comícios e eventos com aglomerações podem ser proibidos

Objetivo do Projeto de Lei do deputado federal, Túlio Gadelha (PDT-PE), é evitar um aumento da incidência da Covid-19

julho 20, 2020
em Brasil, Cidades, Política
CompartilharTwittarCompartilhar
Foto: José Cruz/Agência Brasil

Da Redação – Projeto de Lei (PL 3602/2020) em tramitação na Câmara dos Deputados prevê a proibição de comícios e eventos que promovam aglomerações durante as eleições municipais deste ano. Segundo a proposta, esses eventos ficam impedidos de ocorrer enquanto durar o estado de calamidade pública decretado por conta da pandemia do novo coronavírus, que se encerra em 31 de dezembro deste ano. A proposta é de autoria do deputado federal Túlio Gadêlha (PDT-PE).

De acordo com o projeto, caberá ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) editar um regulamento com medidas que garantam a segurança sanitária de mesários e eleitores durante a votação, o que inclui ações que estabeleçam o distanciamento social. O regulamento deverá ser divulgado pelo menos 30 dias antes do primeiro turno.

Eduardo Stranz, consultor da Confederação Nacional de Municípios (CNM), diz que a proposta se adequa a realidade vivida no país, mas afirma que candidatos de municípios pequenos, onde os comícios é a principal plataforma de campanha, poderão ser prejudicados. “No interior do Brasil, a eleição ainda ocorre com visitas de porta em porta, com a realização de comícios, através do contato físico com o eleitor”, disse.

RG Provider

Na justificativa de apresentação do projeto de lei, Gadêlha alega que há unanimidade entre especialistas de saúde em relação a medidas de isolamento social para evitar o contágio da Covid-19. Além disso, o parlamentar cita que, mesmo com um eventual controle da pandemia, é preciso garantir que novos surtos não aconteçam.

Jon Rolamentos
ADVERTISEMENT

“Precisamos ter a consciência de que, tão importante quanto conter o atual surto, é essencial evitar que surjam novos. Mesmo que nos próximos meses o surto mais grave seja controlado, apenas a manutenção de medidas sanitárias corretas garantirá a preservação da nossa saúde”, defende.

No começo deste mês, o Congresso Nacional promulgou a Emenda à Constituição que adiou o primeiro e segundo turno das eleições deste ano para os dias 15 e 29 de novembro, respectivamente, por conta da pandemia Segundo o calendário eleitoral, as votações iriam ocorrer em 4 e 25 de outubro. Foram meses de discussão, que envolveu o Congresso Nacional, especialistas de saúde e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para se chegar a um consenso.

De acordo com a emenda, os prazos determinados no calendário eleitoral, como o registro de candidaturas e o início da propaganda eleitoral, também foram adiados. Caso julgue necessário, a partir de solicitação da Justiça Eleitoral, o Congresso Nacional pode estabelecer novas datas nas eleições em cidades com alta incidência do novo coronavírus. A data limite para realização do pleito foi fixada em 27 de dezembro deste ano.

Expectativa

O analista político Creomar de Souza diz que é bastante provável que alguns candidatos das eleições deste ano vão utilizar, durante a campanha, o discurso de negação à pandemia. Ele acredita que esses políticos vão insistir na realização de eventos que geram aglomerações. “Algumas lideranças políticas vão manter os comícios e as aglomerações, pois a negação da pandemia tem um aspecto eleitoral importante. Dizer que não tem problema ou afirmar que é reduzido, é parte de um discurso que gera um impacto considerável em parte do eleitorado”, afirma.

Tramitação

A matéria ainda não começou a ser discutida na Câmara dos Deputados. Por conta da pandemia e da implementação das Sessões Deliberativas Remotas (SDRs), a maior parte das propostas encaminhadas por deputados federais e senadores são votadas e discutidas diretamente no plenário, sem a discussão nas comissões das respectivas casas.

O que diz a Legislação:

 

Tags: #Covid-19#Pandemia#Coronavírus#Eleições#Municípios#Câmara dos Deputados

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Recentes

Restrições aumentam 3 meses antes das eleições

Restrições aumentam 3 meses antes das eleições

Projeto de Lei Complementar fixa número de policiais por habitante

Projeto de Lei Complementar fixa número de policiais por habitante

Crianças e Adolescentes atendidas no Cras realizam visita às polícias civil e militar em Jaguaré

Crianças e Adolescentes atendidas no Cras realizam visita às polícias civil e militar em Jaguaré

Governo do Estado anuncia obras do Caminhos do Campo em São Gabriel da Palha

Governo do Estado anuncia obras do Caminhos do Campo em São Gabriel da Palha

CATEGORIAS

  • Brasil
  • Cidades
  • Destaques
  • Economia
  • Educação
  • Esporte
  • Justiça
  • Mundo
  • Polícia
  • Política
  • Saúde
  • Sem Categoria

REDES SOCIAIS

  • Home
  • Sobre Nós
  • Fale Conosco

© 2019 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas

No Result
View All Result

© 2019 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas